Geotecnia - Estabilidade de Taludes

Os movimentos de terreno são um risco geológico que pode causar sérios danos económicos e sociais, afectando todo o tipo de actividades humanas. De facto, de todos os eventos catastróficos ligados à geologia, estes são os que apresentam uma dispersão mais vasta por todo o mundo. 

Foi a partir do século XIX, e de forma cada vez mais intensificada a partir do século XX, que a evolução económica e tecnológica, acompanhadas da contínua expansão demográfica, levaram a que cada vez mais construções e populações se instalassem de forma descontrolada em terrenos pouco apropriados do ponto de vista geotécnico; este facto tem conduzido a situações de risco crescente. 

Muito embora os movimentos de terreno sejam um processo essencial do Ciclo Geológico e, por isso, difícil de evitar, muitos destes movimentos, em especial os de menor dimensão, podem ser previstos e estudados, possibilitando a tomada das precauções devidas. 

O estudo da estabilidade de taludes tem, assim, grande importância nas regiões de forte desenvolvimento urbano, sendo um dos capítulos de maior relevo dentro dos problemas com que a Engenharia Geológica tem de lidar em tais regiões. 

Enquadradas na GEOJORTEC 2014, as intervenções da área de Geotecnia irão versar sobre a temática da "Estabilidade de Taludes".

«A Geotecnia na sociedade»


«Análise de taludes: do's & dont's. Uma visão prática sobre o tema» [alterado]
João Marcelino (LNEC e FCT/UNL) 


«A perigosa fragilidade das arribas marinhas»
 António Gomes Coelho (COBA)


Mais informações sobre os palestrantes e títulos das intervenções serão revelados em breve.