Georrecursos - Recursos Geológicos Marinhos

Em busca de melhores perspectivas, a Humanidade tem começado a prestar mais atenção à pesquisa dos fundos marinhos com vista ao aproveitamentos dos recursos aí presentes. A aparente escassez de certos recursos à superfície pode fazer com que pequenos países, como Portugal, com uma vasta Zona Económica Exclusiva, venham a adquirir um papel de relevo na geopolítica mundial.

Portugal dispõe de uma das mais vastas ZEE (200 milhas) da União Europeia, sendo a terceira maior da Europa, logo a seguir da Rússia e da Noruega. Esta área corresponde a uma superfície com cerca de 1.8 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, 18 vezes superior à do território emerso.

Para além dos inúmeros ecossistemas, dos valores arqueológicos, culturais, estéticos, biológicos, e, claro, históricos, que este imenso espaço encerra, não se poderão desvalorizar nem deixar esquecer os recursos geológicos.

Neste contexto integram-se os recursos energéticos, metálicos e não metálicos, que no seu conjunto acabam por representar um enorme potencial, hoje subaproveitado, e cuja utilização terá de ser correctamente estudada, investigada, sempre de forma sustentável.

Para além de um óbvio e gigantesco desafio do ponto de vista tecnológico, a exploração dos recursos geológicos marinhos surge como uma oportunidade quase única para um país como Portugal. Os nossos antepassados souberam aproveitar a sua oportunidade para deixar uma marca positiva no mundo; conseguiremos nós?

Enquadradas na GEOJORTEC 2014, as intervenções da área de Georrecursos irão versar sobre a temática dos "Recursos Geológicos Marinhos".

«A importância dos georrecursos na sociedade e em Portugal»


«Recursos do mar profundo»


«Hidratos de gás e vulcanismo de lama na Margem Sul Portuguesa»
Luís Menezes Pinheiro (Universidade de Aveiro)

Mais informações sobre os palestrantes e títulos das intervenções serão revelados em breve.